São diversas as razões que tornam o consumo de bebidas alcoólicas uma escolha perigosa para os pacientes no pós-bariátrica.
Em primeiro lugar, muitos indivíduos recorrem ao álcool como uma válvula de escape para lidar com sentimentos negativos ou ansiedade decorrentes das mudanças no corpo e estilo de vida.
Essa forma de enfrentamento pode levar a uma dependência emocional da bebida, tornando-se uma maneira prejudicial de lidar com problemas.
Também, o álcool pode se tornar uma das principais causas da troca de vícios. Pacientes que antes eram viciados em doces, por exemplo, têm maiores chances de desenvolver um vício em bebidas alcóolicas.
Outro motivo preocupante é que o consumo de álcool favorece consideravelmente o reganho de peso. As bebidas alcóolicas são ricas em calorias vazias e, muitas vezes, acabam substituindo refeições nutritivas.
Além disso, o álcool é rapidamente absorvido pelo organismo, o que significa que o efeito intoxicante é sentido em pouco tempo. Para pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica, isso é particularmente perigoso.
Outro aspecto relevante é que o consumo excessivo e prolongado de álcool pode contribuir para o agravamento de deficiências nutricionais.
Portanto, é crucial que os pacientes estejam cientes dos riscos associados ao consumo de álcool após a cirurgia bariátrica e busquem alternativas saudáveis para lidar com suas emoções e enfrentar os desafios que surgem nessa nova fase da vida.
O acompanhamento médico e psicológico contínuo é fundamental para garantir o sucesso do procedimento e uma melhor qualidade de vida.
Dr. Roberto Cunha
Cirurgião Bariátrico e do Aparelho Digestivo
CRM 5490 | RQE 2073 / 2074 / 3278 / 729