Caracterizada pelo surgimento de uma ferida no aparelho digestivo, a úlcera péptica é uma ocorrência benigna que causa dor na boca do estômago, náusea e azia.
Trata-se de uma lesão desencadeada pela ação do ácido gástrico no revestimento estomacal ou duodeno, o que está associado à presença da bactéria H. Pylori ou ao uso recorrente de anti-inflamatórios não esteroides (AINE).
No que se refere ao tratamento, a abordagem escolhida deve levar em consideração a causa por trás do distúrbio. Nos casos de infecção por H Pylori, utiliza-se antibióticos e inibidores de ácido estomacal.
Já na hipótese do transtorno ter sido causado pelo uso contínuo de AINE, deve-se estudar a possibilidade de interrupção do tratamento ou diminuição da dose, se possível.
Se não tratada adequadamente, as úlceras podem desencadear episódios de hemorragia e, no pior dos cenários, perfurar a parede estomacal (levando ácido gástrico para a cavidade abdominal).
Por esse motivo, é importante que todo caso de dor de estômago persistente seja avaliado por um especialista de confiança.
Dr. Roberto Cunha
Cirurgião Bariátrico e do Aparelho Digestivo
CRM 5490 | RQE 2073 / 2074 / 3278 / 729