Mito ou verdade: depois da bariátrica o paladar fica diferente?

Mito ou verdade: depois da bariátrica o paladar fica diferente?

É verdade que a alteração no paladar após a cirurgia bariátrica ocorre, mas há vários fatores a serem considerados. 

A principal causa é a necessidade de adaptação do organismo à nova dieta nos primeiros meses, quando o peso cai drasticamente e a demanda calórica diminui. Como resultado, alimentos anteriormente agradáveis, como doces, refrigerantes e frituras, podem perder o seu apelo.

Essa mudança é uma resposta fisiológica do corpo à perda de peso, que afeta tanto o paladar quanto o olfato, importante para a percepção do sabor. 

Há também a questão psicológica do emagrecimento, que estimula a busca por alimentos saudáveis e, consequentemente, diminui o interesse por comidas gordurosas e calóricas.

O menor tamanho do estômago após a cirurgia também significa uma menor necessidade de calorias e, portanto, uma preferência por alimentos menos calóricos e mais saudáveis.

Alguns pacientes, no entanto, relatam que o seu paladar retorna ao normal após alguns meses de cirurgia. Isso pode ocorrer quando eles são expostos frequentemente aos alimentos não saudáveis, o que normalmente acontece em família ou círculos sociais que não mudaram seus hábitos alimentares. 

É nesse contexto que a reeducação alimentar completa se faz crucial, garantindo os benefícios da cirurgia a longo prazo.

Dr. Roberto Cunha
Cirurgião Bariátrico e do Aparelho Digestivo
CRM 5490 | RQE 2073 / 2074 / 3278 / 729

Fechar Menu