Os cuidados nutricionais antes e depois da bariátrica são essenciais para garantir o êxito da cirurgia e a saúde do paciente.
Contudo, somente o procedimento não é suficiente para manter o peso adequado e prevenir complicações. É preciso seguir uma alimentação equilibrada antes e depois da operação.
No pré-operatório, o indivíduo deve seguir uma dieta de baixa caloria, rica em proteínas e fibras, e pobre em gorduras e açúcares, para diminuir o peso e o tamanho do fígado, facilitando a cirurgia.
Já no pós-operatório, o paciente deve seguir uma dieta progressiva, que varia de acordo com a evolução da cicatrização e da tolerância alimentar.
Nas primeiras semanas, a dieta é líquida, à base de água, chás, sucos coados, caldos e sopas ralas. Depois, passa-se para a dieta pastosa, com alimentos amassados ou batidos no liquidificador. Por fim, introduz-se a dieta sólida, com alimentos cortados em pequenos pedaços e bem mastigados.
O acompanhamento nutricional nesse período é fundamental para prevenir deficiências de vitaminas e minerais, que podem acontecer pela menor ingestão e absorção de nutrientes.
Vale ressaltar que todo esse processo deve ser orientado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as necessidades de cada paciente.
Dr. Roberto Cunha
Cirurgião Bariátrico e do Aparelho Digestivo
CRM 5490 | RQE 2073 / 2074 / 3278 / 729