obesidade

OBESIDADE

A obesidade é um dos principais problemas da sociedade moderna e inevitavelmente será o maior problema do mundo desenvolvido. No Brasil, 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso, ou seja, têm um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25. Além disso, 20,8% das pessoas são classificadas como obesas por terem IMC igual ou maior que 30. A obesidade é um fator de risco importante para doenças como hipertensão, diabetes e câncer. Infelizmente o tratamento conservador da perda de peso com dieta, exercícios físicos e medicamentos atingem não mais que 5 a 10% de redução de peso corpóreo, e recidiva após está perda de peso excede 90% em 5 anos. Os resultados desapontadores destas abordagens e a eficácia da cirurgia colocam o tratamento cirúrgico em posição de destaque desde que observadas suas indicações.

Calcule seu IMC ìndice de massa corporal

Peso(Kg)

Altura(m)

Calcular

seu IMC

Você é considerado(a) uma pessoa

CIRURGIA METABÓLICA X BARIÁTRICA

Na cirurgia metabólica ocorre o mesmo procedimento da cirurgia bariátrica. A diferença entre as duas é que a cirurgia metabólica visa o controle da doença. Já a cirurgia bariátrica tem como objetivo a perda de peso, com as metas para contenção das doenças, como o diabetes e hipertensão, em segundo plano.
De acordo com pesquisas recentes a cirurgia metabólica é segura e apresenta resultados positivos de curto, médio e longo prazos, diminuindo a mortalidade de origem cardiovascular, conforme demonstram estudos prospectivos pareados com mais de 20 anos de seguimento, séries de casos controlados, além de estudos randomizados e controlados.

As recomendações atuais para o tratamento cirúrgico são:

O paciente deve ser portador de obesidade crônica, com IMC atual ou prévio documentado de 40 kg/m² ou mais

Se o IMC estiver entre 35 e 40 Kg/m², deve haver alguma comorbidez associada, seja médica, psicológica ou e outra natureza, grave o suficiente para justificar os riscos da operação proposta

TIPOS DE CIRURGIAS

Os procedimentos utilizados para tratamento da obesidade caracterizam-se pela capacidade de restringir a capacidade de alimentação (procedimentos restritivos) e/ou diminuir a absorção dos alimentos ingeridos (procedimentos diabsortivos).
Todos os procedimentos cirúrgicos podem ser realizados por videocirurgia.

Resultados

Acompanhamento

Resultados

Acompanhamento

Fechar Menu