Todo mundo sabe que o excesso de peso pode aumentar o risco de uma série de problemas, especialmente diabetes e doenças cardiovasculares.
No entanto, o que muita gente se esquece é que essa condição também está intimamente ligada às doenças renais.
Isso acontece em razão do aumento do peso corporal, que resulta diretamente no crescimento da área corporal e exige uma maior irrigação.
Logo, os rins têm que trabalhar mais intensamente para atender às demandas metabólicas geradas pelo aumento da massa corpórea, podendo levar a uma sobrecarga chamada de hiperfiltração.
Essa sobrecarga ocorre quando os rins devem filtrar o sangue acima dos níveis normais e está diretamente relacionada ao aumento do risco de doenças renais graves a longo prazo.
Para se ter uma ideia, indivíduos com excesso de peso apresentam cerca de duas a sete vezes mais chance de ter um colapso renal, se comparados a indivíduos de peso normal, o que pode levar a graves complicações.
Isso também aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e problemas cardíacos, como pressão arterial alterada.
Felizmente, é possível tratar as causas da lesão renal, promovendo a regressão a curto prazo e até mesmo a remissão completa. Da mesma forma, a falta de cuidados e a persistência da condição podem gerar danos irreversíveis.
Dr. Roberto Cunha
Cirurgião Bariátrico e do Aparelho Digestivo
CRM 5490 | RQE 2073 / 2074 / 3278 / 729