O que ninguém te conta sobre a alimentação pós-bariátrica.

O que ninguém te conta sobre a alimentação pós-bariátrica.

No período de recuperação da cirurgia bariátrica, é essencial que o paciente respeite algumas fases nutricionais, de modo a garantir a readequação do organismo, preservar sua massa magra e evitar problemas pós-cirúrgicos, como a síndrome de dumping, saciedade precoce e refluxo.

Em geral, esse intervalo de adaptação leva de 8 a 10 semanas e se divide em quatro etapas. Vamos conhecê-las?

• Dieta líquida clara: consiste em uma alimentação líquida e sem açúcar nas primeiras 24 ou 48 horas, com valor calórico mínimo. As refeições devem ser feitas em temperatura ambiente, respeitando o volume diário de 1,8 litro a 2 litros.  

Os alimentos que compõem essa fase são: água, água de coco, chás (sem açúcar), gelatina sem açúcar e suplemento proteico líquido;

• Dieta totalmente líquida: com duração de 2 a 4 semanas, é formada por alimentos líquidos e sem açúcar, mas, diferente do caso anterior, com mais textura. As refeições aqui devem ser liquidificadas e coadas. 

Exemplos de alimentos: suco de frutas natural coado, bebidas de soja, iogurte líquido sem açúcar/gorduras e suplemento proteico líquido;

• Dieta pastosa: período de transição que pode levar de 2 a 4 semanas, voltado a treinar a mastigação do paciente e o tempo de refeição. Precisa considerar suas necessidades individuais e limitações.

Algumas sugestões de alimentos são: purês, vitaminas de leite com frutas, queijos macios e com baixo teor de gordura (como cottage), ovos mexidos moles, atum ralado sem gordura, frutas e vegetais moles.

• Dieta branda: baseia-se em uma dieta formada por alimentos com textura alterada, a fim de exigir o mínimo de mastigação e passar com facilidade pela bolsa gástrica. Nesse ponto, os alimentos podem ser misturados, amassados ou em forma de purê.

Após essas etapas de adaptação, o indivíduo pode retomar uma dieta regular (com restrição de açúcar e fibras), seguindo sempre as orientações médicas!

Dr. Roberto Cunha
Cirurgião Bariátrico e do Aparelho Digestivo
CRM 5490 | RQE 2073 / 2074 / 3278 / 729

Fechar Menu